Paraná conquista 2ª maior cobertura vacinal do Brasil em 2024

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

O Paraná alcançou a segunda melhor cobertura vacinal do País em 2024, com índice de 85,9%, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado ficou atrás apenas de Mato Grosso do Sul, que atingiu 100%. O cálculo considera o número de doses aplicadas (1ª, 2ª, 3ª dose ou dose única, conforme cada imunizante) em relação à população-alvo.

No ano passado, o Paraná superou a meta do Ministério da Saúde em seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, atingindo os melhores índices desde 2015 em crianças menores de dois anos e adolescentes. Os destaques foram a BCG (contra formas graves de tuberculose), a vacina contra rotavírus (que previne diarreia e desidratação) e a HPV (que protege contra quatro tipos de papilomavírus).

O estado também aparece em terceiro lugar no País na campanha de vacinação contra a gripe de 2025, com cobertura de 53,92% entre grupos prioritários — crianças, idosos e gestantes. O índice é superior à média nacional (47,40%), mas fica atrás de Piauí (57,73%) e Espírito Santo (55,40%).

Esses avanços fazem parte do pilar de sustentabilidade social, no qual o Paraná ocupa a 5ª posição nacional. O estado também apresentou melhorias na redução da mortalidade precoce entre jovens de 15 a 29 anos (subindo para 7º lugar) e no combate à obesidade infantil. “A orientação do governador Ratinho Junior é perseguir esses números, que refletem políticas públicas planejadas, com investimentos e uma equipe comprometida”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Ele lembrou ainda que essa é a segunda boa notícia recente para a saúde do Paraná: pesquisa Genial/Quaest mostrou que 47% da população aprova a gestão estadual da saúde, a maior taxa do Brasil. O índice supera o registrado em São Paulo (32%), Minas Gerais (35%) e Rio de Janeiro (23%).

No pilar de sustentabilidade social, o Paraná também se destaca por ter baixo número de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza e avanços no acesso ao saneamento básico.

Ranking de Competitividade dos Estados – O levantamento, elaborado pelo CLP em parceria com a consultoria Tendências, a Gove e a Seall, avalia 100 indicadores em áreas como infraestrutura, inovação, segurança pública, educação, sustentabilidade e eficiência da máquina pública.

Em 2025, o Paraná manteve-se como o 3º estado mais competitivo do Brasil, com nota 71,6. É o quarto ano consecutivo em que o estado figura nessa posição. O ranking é liderado por São Paulo (81 pontos) e Santa Catarina (79,6).

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente