O Paraná encerra o mês de outubro com 26.718 vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador e postos avançados da Rede Sine — o maior número registrado em 2025. As oportunidades abrangem diferentes níveis de escolaridade e estão distribuídas por todas as regiões do Estado, com destaque para os setores industrial, de serviços e do comércio, que continuam liderando a geração de empregos formais.
As funções com maior número de vagas são para alimentador de linha de produção (7.304), abatedor (1.414), magarefe (1.019) e operador de caixa (976). O levantamento reforça o protagonismo da indústria na oferta de postos de trabalho, especialmente nas regionais de Cascavel, Campo Mourão e Pato Branco.
Entre os destaques regionais, Cascavel lidera com 6.640 vagas, sendo 2.262 para alimentador de linha de produção e 960 para abatedor. Em seguida, aparecem Curitiba e Região Metropolitana (4.491 vagas), com grande demanda nos setores de logística, comércio e serviços. Na Capital, há 873 oportunidades, principalmente para operadores de telemarketing, auxiliares de alimentação e atendentes de lojas e mercados.
Campo Mourão soma 3.829 vagas, a maioria na indústria alimentícia e frigorífica, com destaque para alimentador de linha de produção (1.454) e magarefe (478). Foz do Iguaçu tem 2.532 vagas abertas, voltadas para operadores de caixa (136), repositores de mercadorias (118) e abatedores (95).
Na região de Londrina, são 2.442 vagas, concentradas nos setores industrial e de transportes, com procura por motoristas de caminhão (75) e ajudantes de motorista (74). Pato Branco oferece 1.913 vagas, principalmente na indústria alimentícia e na construção civil, enquanto Maringá tem 1.389, com destaque para o setor agroindustrial.
Em Umuarama, há 1.053 vagas abertas, especialmente para alimentador de linha de produção (462) e auxiliar de escritório (118). Guarapuava reúne 978 vagas, com oportunidades na indústria e no comércio; Paranaguá, 600, voltadas ao setor portuário e de serviços; Ponta Grossa, 619, com foco em pedreiros, motoristas e serventes; e Jacarezinho, 232 vagas, impulsionadas pelo setor têxtil.
Além disso, a plataforma Master Job, que atua em Curitiba e Região Metropolitana, oferece 47 oportunidades para profissionais técnicos e de nível superior, além de cinco vagas de estágio em áreas como administração, engenharia, marketing, direito e educação.
De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, o número recorde de vagas reflete o bom momento da economia paranaense.
“Encerrar outubro com o maior número de vagas do ano mostra a vitalidade da nossa economia e o resultado do esforço conjunto entre Governo, setor produtivo e municípios. O Paraná segue como referência nacional na geração de empregos formais, e as Agências do Trabalhador têm papel fundamental nesse processo de inclusão e oportunidades”, destacou o secretário.





