Honpar é credenciado para realizar transplante de coração no Paraná

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

O Hospital Norte Paranaense (Honpar), em Arapongas, anunciou nesta sexta-feira (22) que está autorizado a realizar transplantes cardíacos após receber credenciamento do Ministério da Saúde. Com a habilitação, o Honpar passa a ser o sexto hospital do Paraná — e o segundo da região Norte — apto a executar esse procedimento de alta complexidade.

Segundo Elza de Lara Bezerra, coordenadora do Programa de Transplantes do hospital, o credenciamento contou com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal de Arapongas, além de profissionais especializados e visitas técnicas a centros transplantadores do Paraná. Ao todo, 120 profissionais estarão envolvidos diretamente no programa.

O Ambulatório de Transplante Cardíaco começa a funcionar na próxima terça-feira (26). O cirurgião cardíaco Arnaldo Okino, responsável pela equipe de transplante, destacou a relevância da conquista. “Apenas uma pequena parcela dos pacientes com cardiopatias graves chega à fila do transplante por falta de diagnóstico. A ampliação do serviço é um grande avanço, pois permite diagnósticos mais precisos e cirurgias mais próximas dos pacientes da região”, afirmou.

O hospital já possui um Ambulatório de Miocardiopatia, que realiza cerca de 500 consultas mensais pelo SUS, focado em pacientes com insuficiência cardíaca. Agora, contará também com um ambulatório específico para avaliar casos que possam evoluir para transplante.

O processo inclui avaliação multiprofissional com nutricionista, psicólogo, farmacêutico, enfermagem, fisioterapia, cardiologia clínica e cirúrgica, além de serviço social. Após exames e análise integrada, uma reunião clínica define a indicação do transplante. Se confirmada, o paciente é incluído na fila nacional, seguindo critérios como ordem de inscrição, gravidade, tipagem sanguínea, peso e urgência.

O diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, participou da solenidade de entrega do certificado e ressaltou a importância do credenciamento. “É um momento de alegria ver o avanço do Honpar, que já é referência nacional, principalmente no tratamento da insuficiência cardíaca”, declarou, representando o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Com informações do TN Online.

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente