O Santos foi derrotado pelo Vitória por 1 a 0, nesta segunda-feira (21), na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado complica ainda mais a situação do Peixe na luta contra o rebaixamento. As duas equipes agora somam 31 pontos, mas o Santos segue fora da zona de descenso, em 16º lugar, por ter uma vitória a mais (8 a 7).
Na próxima rodada, o time santista enfrenta o Botafogo, no Rio de Janeiro, enquanto o Vitória recebe o Corinthians, no Barradão, em Salvador.
O Santos começou melhor e chegou a ter um pênalti marcado logo no início, após queda de Lautaro Díaz na área, mas o árbitro Rafael Rodrigo Klein anulou a marcação depois de consultar o VAR. Com mais de 70% de posse de bola, o Peixe controlava as ações, mas sem efetividade. Guilherme e Zé Rafael arriscaram de fora da área, sem sucesso.
Aos poucos, o Vitória se ajustou defensivamente e passou a explorar os contra-ataques. Aos 34 minutos, o VAR voltou a entrar em ação após choque entre Brazão e Renzo López. O pênalti foi confirmado, e Matheuzinho converteu com categoria aos 40 minutos, abrindo o placar.
Atrás no marcador, o Santos se lançou ao ataque, mas parou no goleiro Lucas Arcanjo e na boa marcação baiana. No segundo tempo, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda manteve o domínio territorial, mas novamente esbarrou na falta de criatividade. As melhores chances vieram em chutes de Barreal e Rollheiser, bem defendidos por Arcanjo.
Nos minutos finais, o Vitória quase ampliou em contra-ataque com Lucas Braga, que acertou a trave. Ao apito final, o time baiano comemorou como um título: foi a primeira vitória sobre o Santos em São Paulo e também o primeiro triunfo fora de casa neste Brasileirão.
Ficha técnica
Santos 0 x 1 Vitória
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Gol: Matheuzinho, aos 40’ do 1º tempo
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Cartões amarelos: Edu, Escobar, Renzo López, Cáceres, Willian Oliveira e Zé Rafael
Renda: R$ 611.353,00
Público: 11.775 torcedores
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); Willian Arão (Victor Hugo), Zé Rafael (Gabriel Bontempo), Barreal (Robinho Jr) e Rollheiser; Guilherme (Tiquinho Soares) e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu (Neris), Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas (Willian Oliveira) e Ronald Lopes; Matheuzinho (Lucas Braga), Aitor Cantalapiedra (Osvaldo) e Renzo López. Técnico: Jair Ventura.





