A Polícia Militar do Paraná (PMPR) encerrou a Operação Nhapecani, realizada no último fim de semana, com resultados expressivos. Ao todo, foram 313 prisões em flagrante e 87 mandados de prisão cumpridos. As equipes ainda apreenderam 551 quilos de maconha, além de porções de cocaína, haxixe e crack. Também foram recolhidas 21 armas de fogo e 61 munições.
Com o objetivo de reforçar o policiamento em áreas de grande circulação e com altos índices de criminalidade, a operação mobilizou cerca de 5,4 mil policiais e 2,2 mil viaturas. Durante as ações, 13,2 mil pessoas foram abordadas, 6,9 mil veículos vistoriados e 814 locais inspecionados. As fiscalizações de trânsito resultaram em 1,4 mil autos de infração, 128 veículos recolhidos e 58 recuperados.
A operação ocorreu em todo o estado — de grandes centros urbanos a áreas rurais — e contou com patrulhamento intensivo, bloqueios e ações táticas.
O nome “Nhapecani” faz referência a uma espécie de falcão, símbolo do Paraná, que representa força, coragem e vigilância — atributos associados à missão da PMPR de proteger o território e garantir a segurança da população.





