Setembro continua com conta de luz mais cara e bandeira vermelha

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz seguirá mais cara em setembro em todo o Brasil. A bandeira tarifária permanece na vermelha patamar 2, o nível mais alto. Com isso, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, o consumidor pagará R$ 7,87 a mais. Em junho e julho, o adicional era de R$ 4,463.

Segundo a Aneel, os reservatórios das hidrelétricas continuam com volume abaixo da média, o que exige maior acionamento das usinas termelétricas — que têm custo elevado de geração. Essa condição justifica a manutenção da bandeira vermelha 2 no próximo mês.

Esse é o terceiro reajuste nas bandeiras tarifárias em sequência. Em maio, após cinco meses de bandeira verde, a Aneel passou a aplicar a bandeira amarela, alegando o fim do período chuvoso e a previsão de chuvas abaixo da média nos reservatórios.

Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias indicam os custos variáveis da produção de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira verde, não há cobrança extra; já nas bandeiras amarela e vermelha, o valor da conta aumenta conforme o consumo.

Com informações da Agência Brasil

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente