No próximo sábado (28) o Refúgio Universitário, ambiente gratuito para estudo, promove o evento ” Ansiedade: A DP dos universitários”. A programação inclui uma conversa com o psicólogo Matheus Wutze, jogos de saúde mental, perspectiva e sorteio de brindes. A entrada é gratuita e a ação será realizado no auditório do Condomínio Cidade Universitária, na rua Rubéns ávila, 150. As atividades iniciam a partir das 19h30.
No Brasil, em 2023, a incidência de transtornos de ansiedade entre pessoas com mais de 20 anos foi de aproximadamente 113 por 100 mil habitantes, saltando para 157 entre adolescentes. Recentemente, o periódico The Lancet Regional Health revelou que, entre 2011 e 2021, as notificações de autolesões no Brasil entre indivíduos de 10 a 24 no período aumentaram 29% ao ano. Além disso, este mesmo estudo apontou que a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano, superando o aumento em torno de 4% na população geral.
Felipe Ferreira, um dos organizadores do evento, diante desse cenário preocupante observou que muitos estudantes que frequentam o Refúgio Universitário sofrem de ansiedade.”Muitos tinham crises de choro, preocupação por conta de toda essa correria, pressão de provas. Então coincidiu de ter o Setembro Amarelo e pensamos em falar sobre esse tema da ansiedade principalmente no meio acadêmico, voltado para os estudantes, para percebam que eles valem muito mais do que uma nota”, comenta Felipe.
O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio que ocorre durante todo o mês. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
“Com esse evento, queremos mostrar ao universitário como ele pode lidar com toda essa pressão acadêmica, com o estudo e, muitas vezes, ter que enfrentar jornadas dupla, tanto estudo e trabalho ao mesmo tempo e, ainda, projetos da universidade. Como então conciliar tudo isso e manter ainda assim a mente saudável e não surtar? Acho que essa a resposta que estamos buscando. Por isso que ter um psicólogo será importante principalmente pra conversar responder muitas dúvidas que os estudantes possam ter aí na hora e dar dicas e conselhos de como continuar na universidade tendo boas notas sendo um bom aluno mas ainda assim ter aumente saudável”, afirma Felipe.
Serviço
Data: Sábado – 28/09
Horário: 19h30
Local: Rua Rubéns ávila, 150
Entrada gratuita
Por Valentina Sieplin
Foto:Divulgação