Após denúncias, Prefeitura de Arapongas compra novos ônibus escolares

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Após denúncias de pais de alunos da rede municipal quanto ao mau estado de conservação dos ônibus do transporte escolar, conforme matéria publicada pelo Paraná Norte em junho, a Prefeitura de Arapongas anunciou a chegada de 21 novos veículos. De acordo com a Secretaria de Educação, três desses ônibus são do tipo ORE 1 (Ônibus Rural Escolar), que contam com plataforma elevatória para cadeirantes. Cada veículo pode transportar até 29 estudantes sentados.

Segundo a Prefeitura, os novos meios de transporte, que contam com ar-condicionado, kit multimídia, câmeras e entradas USB nas poltronas, representam um investimento de R$ 9,6 milhões e foram comprados com recursos próprios.

O anúncio, feito durante o período eleitoral, vem para amenizar as críticas de pais e responsáveis dos estudantes que utilizam os ônibus escolares do Município. Em junho, o Paraná Norte denunciou as péssimas condições de alguns veículos usados para transportar os alunos. Entre as muitas fotos que fazem parte da reportagem, um ônibus escolar que, além de muito sujo e sem parte dos assentos, também não tinha cinto de segurança, como determina a lei.

A reportagem também exibiu imagens de outro veículo, este terceirizado, em que a situação era ainda mais complicada. O ônibus estava sem o vidro traseiro, e enquanto circulava pela cidade alguns estudantes chegavam a colocar parte do corpo para fora.

Na época, o Paraná Norte buscou a opinião de um especialista no assunto, o ex-diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina, Sérgio Dalbem. O major da PM se disse impressionado e foi taxativo em relação à situação dos ônibus: “não têm nenhuma condição de transportar crianças, faltam requisitos de segurança básicos”, afirmou o especialista.

Da Redação

Foto:FreePik

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente