A Copel e a Prefeitura de Londrina inauguram nesta quinta-feira (08), às 9h, a horta comunitária do Jardim Caravelle, localizada sob uma linha de alta tensão entre as ruas Gago Coutinho e Júlio César Ribeiro, em frente à já existente horta comunitária do Jardim Aeroporto. A área de 2.300 metros quadrados será cultivada por onze famílias e é a segunda unidade do Programa Cultivar Energia instalada em Londrina.
O programa fornece suporte técnico e de segurança aos moradores, em colaboração com as prefeituras locais. Nessa dinâmica, o município disponibiliza assessoria técnica para a agricultura urbana, enquanto a Copel se encarrega da concessão de uso da faixa, limpeza da área, instalação de cercas e orientação contínua sobre a segurança no uso do espaço. A iniciativa já soma mais de 55 mil m², em oito municípios, para o cultivo de hortaliças e legumes em faixas de segurança das linhas de alta tensão da Copel.
Os bons resultados obtidos têm estimulado a expansão do modelo, com novas unidades em fase de implantação. A produção de hortaliças e legumes sem uso de agrotóxicos serve para o consumo das famílias participantes e o excedente pode ser comercializado, gerando renda e alimentação saudável para a comunidade do entorno.
O novo espaço em Londrina se soma à rede de hortas comunitárias e escolares apoiadas pelo Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).
Serviço
Inauguração da Horta Cultivar Energia / Agriurbana no Bairro Caravelle
Data: 08/08 – quinta-feira, 9h
Local: Casa da Indústria (Av. Santos Dumont, 658)
Programação: Apresentação dos programas parceiros, entrega de uniformes/EPIs aos participantes e visita técnica à horta
Da Redação
Foto: Divulgação
(Com informações da Assessoria de Imprensa)