Honpar inaugura novo pronto-socorro em Arapongas

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Com investimentos do Estado, unidade visa descentralizar atendimentos concentrados em Londrina e Maringá

Por Thamiris Geraldini

Foto – Prefeitura Municipal de Arapongas

O novo pronto-socorro do Hospital do Norte Paranaense (Honpar), localizado no Jardim Santa Alice, próximo à PR-444, em Arapongas, foi inaugurado nesta quinta-feira (1). A ala é parte de um complexo hospitalar que está sendo construído no local e conta com uma estrutura com mais de 4 mil metros de área construída. O governador Ratinho Jr. (PSD) e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, estiveram nas instalações, acompanhados pelo prefeito Sergio Onofre (PSD).

Segundo o presidente do Honpar, Umberto Tolari, a unidade será utilizada principalmente para priorizar casos de urgência e emergência, em especial a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje representa um percentual de 95% dos casos atendidos. “Este é um marco para a Saúde do nosso município, um sonho que se torna realidade e que representa um salto na qualidade de atendimento que temos oferecido à população”.

O novo pronto-socorro conta com salas de espera e triagem, 23 consultórios, 84 leitos de observação, 12 leitos de politraumatismo e parada cardiorrespiratória, sala de exames para ultrassonografia, raio-x e tomografia. Além disso, também foi inaugurado o hospital de retaguarda, que servirá como suporte para os atendimentos de urgência e emergência. “São mais de 2 mil metros quadrados de área, onde existem 100 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI, 4 salas cirúrgicas e uma central de materiais”, informou Tolari.

Descentralização

Para o governador do Estado, o complexo hospitalar é parte do seu projeto de governo em descentralizar a saúde e desafogar cidades da região, como Londrina e Maringá, que acabam recebendo casos de municípios vizinhos. “Nosso objetivo é trazer saúde de qualidade para os municípios e torná-la mais próxima da população, reduzindo, assim, o chamado ‘turismo de ambulância’”, afirmou Ratinho Jr.

Ratinho Jr. visitou as instalações junto com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto
Foto: Thamiris Geraldini

O investimento para o pronto-socorro foi feito pelo governo do Estado, no valor de R$ 18,6 milhões. Para a construção do hospital de retaguarda, com custo de R$ 4 milhões, o investimento foi feito pelo próprio Honpar por meio de financiamento em quatro bancos.

A inauguração do pronto-socorro e do hospital de retaguarda são parte da primeira etapa das entregas previstas no local. O complexo hospital do Honpar, que contará com 30 mil metros quadrados, deverá contar ainda com a construção de mais leitos e alas específicas para UTI, Radioterapia, Oncologia e outras seções. Para se ter ideia da dimensão do espaço, a estrutura atual do Honpar, localizada na Avenida Gaturamo, tem uma área de 2.300 metros quadrados.

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente